Só o ser humano faz Arte

A Arte é mais que expressão pessoal ou uma forma de conhecimento, é um ato de criação e como tal, um ato de Amor.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ARTE OU ARTESANATO?



O que é artesanato? Eis uma boa questão , nem sempre bem respondida ou corretamente definida. Por que não é Arte? Quem disse que um artesão não é um artista? Seria Renoir menos artista quando ele começou pintando porcelanas? E Brancusi, quando entalhava madeiras, era apenas um artesão simplório? Artesanato é terapia, para quem? Para senhoras nervosas, para ex-drogados, para os excluídos da sociedade capitalista por algum motivo ou mesmo para aqueles que vivem bem, porém, um dinheirinho a mais não faz mal a ninguém... Só afirma isso quem nunca fez nada, nem manufaturado, nem artesanato, nem arte, nada, simplesmente nem sabe o que é criar, o que é fazer uma idéia-sentimento ter forma, até virar um objeto único.
O pior é que agora com tantas definições do que é artesanato, do que não é artesanato ou do que é manufatura, mas não é artesanato, do que não é artesanato porque usa máquinas, ou porque usa materias "industrializados", nós importamos toneladas de "artesanato" chinês que desvaloriza não só o artesanato em geral, como o artesanato regional, o cultural ou o totalmente artístico e original.
O Brasil é um país não só musicalmente nato como também artisticamente nato. Há artistas por todo lugar, em cada cidadezinha, em cada região... nos confins desta imensa terra brasilis como na cidade grande, na Metrópole atordoada. Há artistas aos montes, dêem os nomes que quiserem: artesão, trabalhador manual, artista...
Só sei que os artistas de Bienal, de museus de arte contemporânea, de instalações e conceitos, estes sim, não fazem arte, na verdade não fazem nada e ficam só discutindo não mais o sexo dos anjos, mas os nomes dos deuses.