Só o ser humano faz Arte

A Arte é mais que expressão pessoal ou uma forma de conhecimento, é um ato de criação e como tal, um ato de Amor.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Belo de Alma Tadema

               The roses of Heliogabalus (As rosas de Heliogábalo) - 1888
Sir Lawrence Alma-Tadema, ou simplesmente Laurens Alma Tadema,  nasceu em 8 de janeiro de 1836, em Dronrijp, nos Países Baixos  e faleceu em 26 de junho de 1912, em Wiesbaden, na Alemanha. Foi um dos mais proeminentes pintores e desenhistas do neoclassicismo europeu. Ao longo de sua vida, Alma-Tadema também adquiriu cidadania na Bélgica bem como no Reino Unido. Sua obra é singular, considerando a época em que ele a produziu. E esta é para mim a afirmação plena da sua alma de artista. Sem se incomodar com os críticos, ele pintou o que gostava, o que sentia... sem se importar com escolas ou ismos. Uma escola de arte deveria existir para propiciar uma escolha estética e não induzi-la ou criticar uma escolha como vemos em muitas escolas atualmente. Mas são os artistas as verdadeiras escolas de Arte. Nas escolas, eles dizem: “é preciso ser contemporâneo, você tem que fazer isto ou aquilo, a arte já morreu, a pintura já era, você tem que usar outros meios, etc, etc..."   Entretanto, eles esquecem que a Arte não comporta o conceito de evolução; ela é e sempre será, independente de escola e de estilo.  Não é como um produto de consumo que evolui tecnologicamente. A Arte em si mesma não serve para nada, isto é, não é útil no sentido pragmático e utilitário do termo, tão propalado pela ideologia americana, que vem transformando a Arte em lixo, ou melhor o luxo do lixo (ou vive-versa, não importa). Salvo, algumas exceções que sempre existem, o que se chama Arte hoje, perdeu o rumo.
Alma Tadema evoca um mundo antigo, seja medieval europeu, da antiguidade greco-romana ou mesmo cenas passadas nos século XV ou XVII  em suas pinturas. Ele evoca, sobretudo, o sentimento de um mundo ideal, seja clássico ou não. E principalmente, evoca o sentimento que diz respeito a ele, ao momento em que ele está vivendo, individual e socialmente. Seus críticos atribuem suas inspirações a algumas viagens que ele realizou, mas ainda que viajemos mundo a fora, só algumas coisas nos tocam e o que nos toca tem a ver conosco: responde alguma pergunta interior, completa algum vazio, sacia algum anseio... Logo, não é uma determinação categórica. Se vejo mármore de Carrara, posso achar lindo, mas nem por isso vou comprar, achar que tenho que ter tudo nesse mármore em casa, ou escrever sobre ele, ou pintá-lo. O mármore aparece na pintura de Alma Tadema como as rosas, como o mar, como as mulheres....
Suas figuras são leves, não apenas as femininas, as masculinas também tem um ar calmo e solene, outras lembram pessoas comuns do povo. Todas parece que dançam ou que posam. Delas emanam um sentimento de pureza do simples existir. Seja um casal, uma festa, um pensar solitário, um ato cotidiano, um beijo... é sempre muito evocativo. 



                         Silver favourites (peixinhos favoritos)1903

Quando digo evocativo refiro-me às alusões que se pode deduzir de suas imagens, às citações, e não apenas ao tema que está (obviamente) retratado. Sua técnica inspirada nos pintores de sua terra natal, revelam o cuidado realista que encanta não só à razão, mas à fruição, ao gosto em geral. Quando se vê, não se deixa de achar no mínimo Belo e nisto está a alma do grande artista!
·